Saar Eggermont - crachás "Follow the Signs"
EXPOSIÇÃO ESCOLAS
Curadoria de Catarina Silva
Encontro
Apresentação das Escolas
28 de junho, sexta-feira
11h–13h
Exposição
Inauguração
28 de junho, sexta-feira
11h–13h
A exposição continua até 21 de Julho, aberto para visita das 11h às 17h.
No âmbito da 2ª Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa damos continuidade ao encontro e exposição de escolas, que à semelhança da 1ª edição, acontece nas instalações de Xabregas do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual. O desafio foi lançado a 5 escolas europeias com distintas abordagens à joalharia contemporânea. Foi proposto aos alunos que trabalhassem livremente sob o título “Joias Políticas e Joias de Poder”, a temática deste evento, possibilitando a criação de diálogos inéditos entre os jovens participantes. A seleção dos trabalhos será apresentada em estreia no dia 28 de junho, data do encontro no Ar.Co entre os alunos e professores destas instituições. Numa perspetiva global, a mostra documentará o ecletismo e originalidade que compõem a disciplina da Joalharia Contemporânea.
Participantes: Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual (PT), Alchimia Contemporary Jewellery School (IT), Central of Saint Martins – University of the Arts (UK), Eesti Kunstiakadeemia (EE), Konstfack - University of Arts, Crafts and Design (SE), PXL-MAD – School of Arts Hasselt (BE), Sint Lucas Antwerpen Studio Sieerad (BE).
Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual — Catarina Silva, diretora do Departamento de Joalharia e professora. Curso regular de três anos. Opção de desenvolvimento posterior com candidatura a Projecto Individual, Curso Avançado de Artes Visuais ou outra. Pretende-se que os alunos adquiram progressivamente, por via do treino prático, um conhecimento técnico da Joalharia na sua diversidade de expressões, tradicionais e atuais. O programa tem um carácter multidisciplinar e esta experiência é acompanhada de uma indispensável reflexão e aprendizagem sobre a história e a evolução desta forma ancestral de expressão artística. Promove-se o desenvolvimento de uma linguagem autoral, resultado de um questionamento tanto conjunto quanto individual sobre a Joalharia, as suas teias simbólicas e o valor atribuído à joia no panorama da arte contemporânea.
Alchimia . Escola de Joalharia Contemporânea – Lucia Massei Diretora e Tutora BFA I e Sanaa Khalil, Tutora do BFA II. David Clarke, tutor do MFA I, e Evert Nijland, tutor do MFA II.Alchimia é uma das poucas escolas em todo o mundo que é exclusivamente dedicada ao estudo da joalharia contemporânea: A escola tem uma localização única é no coração de Florença, em Itália, conhecida como centro da maior concentração de obras de arte e museus do mundo. A Alchimia oferece Programas Académicos, desde iniciantes até estudantes avançados: o Bacharelato em Belas Artes, com especialização em Joalharia Contemporânea e Design de Joalharia oferece uma imersão completa e abrangente em joalharia e design contemporâneo com apenas 12 alunos por ano e o Mestrado em Belas Artes, com especialização em Joalharia Contemporânea e Identidade Cultural que se desenvolve ao longo de um período de dois anos com o objetivo de expandir e aprofundar os conhecimentos e habilidades do aluno e gerar maior compreensão crítica com um máximo de 8 alunos por ano. A Alchimia incentiva seus alunos a aprimorar seus talentos. O seu foco baseia-se na revisão e adoção de técnicas tradicionais e materiais cuidadosamente selecionados, combinados com abordagens experimentais e inovadoras de design, ensinando aos alunos como transformar ideias e caminhos de pesquisa em joias e objetos de design, oferecendo orientação e avaliação personalizadas ao longo do curso dos anos letivos dos alunos
Central Saint Martins – University of the Arts — Giles Last, diretor do bacharelato do Curso de Design de Joalharia e professor. O bacharelado em Jewellery Design na Central Saint Martins é um curso de três anos, a tempo inteiro, com a possibilidade de um ano de estágio curricular na indústria entre o segundo e o terceiro anos. Este curso oferece um ambiente estimulante de aprendizagem, no centro de Londres, no qual são incentivadas e desenvolvidas a inovação, originalidade e exploração. Os alunos exploram uma variedade de abordagens à disciplina de joalharia, criando trabalhos que questionam a posição, o papel e a materialidade da joalharia num contexto contemporâneo. A consciência das questões culturais relevantes para o design de joias e uma investigação sobre as implicações éticas da fabricação de joias também são considerações importantes. Os graduados do BA em Design de Joias estão equipados com uma ampla gama de habilidades em fabricação manual e técnicas tradicionais, exploração de materiais, design e resolução de problemas, design auxiliado por computador, pensamento crítico e habilidades de comunicação. O curso concentra-se na consciência visual, pesquisa, observação e experimentação. O desenho e a confeção de modelos são considerados ferramentas importantes para investigar e comunicar ideias. Participantes — a confirmar
Eesti Kunstiakadeemia — Piret Hirv, diretora de Departamento de Joalharia e Metais e professora associada; Nils Hint, professor associado; Urmas Lüüs, professor assistente, Eve Margus, professora assistente. A Academia de Artes da Estónia é a única instituição na Estónia que forma profissionais nas áreas de joalharia e ferraria nos níveis de bacharelado e mestrado. O nosso objetivo é proporcionar aos alunos um conhecimento geral na área de humanidades; desenvolver as suas habilidades nas artes visuais; as suas habilidades de autoexpressão nas artes de joalharia e ferraria e também, dotá-los de conhecimentos e competências para um trabalho especializado, desenvolvendo os seus talentos e pensamento criativo.mOs membros do corpo docente do departamento de joalharia e ferraria são artistas ativos, que mostram ativamente o seu trabalho na Estónia e no estrangeiro, participam em projetos especializados, tratam do desenvolvimento profissional, escrevem e publicam artigos e livros, e participam, como especialistas, em painéis e órgãos de decisão. Geralmente, a orientação no design recai sobre joias exclusivas, e na ferraria, em detalhes arquitetónicos e objetos de arte monumentais. As pessoas que moldam significativamente o nosso ambiente devem ser mais do que simples artesãos, mas artistas e designers profissionais, que podem ser parceiros iguais aos arquitetos e designers de interiores.
Konstfack University for the Arts, Craft and Design — Konstfack é a maior universidade de artes, artesanato e design da Suécia. Desde 1844, uma ampla gama de profissionais são formados nessas áreas, bem como professores de artes e estudos. É realizada educação/pesquisa artística e científica, e a universidade conta atualmente com cerca de 900 alunos e 200 funcionários. Programa de bacharelado em Joalharia e Corpus (peças ocas): Ädellab / Corpo docente: Beatrice Brovia, professora senior em joalharia, chefe do programa de bacharelato; Karolina Hägg, conferencista; Magnus Liljedahl, conferencista; Sissi Westerberg, conferencista senior em Corpus; Sarah Vedel Hurtigkarl, conferencista; Lauro Höring, conferencista. O programa de bacharelato Joalharia e Corpus: Ädellab fornece conhecimentos nas disciplinas joalharia e corpus, e tem como objetivo preparar os alunos para a prática em uma área internacional. A área temática Corpus tem suas raízes na ourivesaria, nos objetos de uso e suas diversas possibilidades e contextualizações. A joalharia é investigada partindo das tradições da ourivesaria e das culturas materiais. Tendo como base as oficinas do programa, a educação está imbuída de pensamento crítico e busca incentivar os alunos, por meio de suas práticas, a testar estruturas existentes e a investigar o potencial da joalharia e do corpus em relação a questões sociais, éticas e artísticas. Ao longo dos três anos de formação, os alunos exploram diferentes abordagens, métodos, teorias, contextos, aprofundando progressivamente as suas práticas.
Programa de mestrado em CRAFT! — Corpo docente: Agnieszka Knap, professora senior de artesanato, chefe do programa de mestrado / Anders Ljungberg, professor de artesanato com especialização em joalharia e corpus, Anna Mlasowsky, professora de cerâmica e vidro, Maja Gunn, professora de têxtil, Andrea Peach professora de professor de artesanato, com especialização em história e teoria do artesanato. CRAFT! oferece um programa de mestrado internacional em algumas das oficinas mais bem equipadas da Europa. Os alunos desenvolvem os seus conhecimentos, ao mesmo tempo que têm a oportunidade de expandir e aprofundar as suas competências e posicionar o seu trabalho num campo contemporâneo do artesanato. O programa é caracterizado por um envolvimento social ancorado na compreensão de que o artesanato pode existir entre e além-fronteiras tradicionais. CRAFT! oferece diversas especializações em têxteis, cerâmica e vidro, joalharia e corpus. Na CRAFT! Joalharia e Corpus os alunos investigam como a joalharia e o corpus podem ser traduzidos em diferentes práticas com foco no presente e no futuro, em vez de confirmar noções já existentes. Os alunos da CRAFT! Joalharia e a Corpus contribuem para esse diálogo e oferecem a oportunidade de desenvolver estratégias e ferramentas para uma prática profissional baseada num projeto individual e nas suas possibilidades. O programa prepara os alunos tanto para carreiras profissionais, como para estudos adicionais ao nível de doutoramento.
PXL-MAD – School of Arts Hasselt — Nedda El-Asmar, coordenadora e professora. Jewellery Design, Gold & Silversmithing at School of Arts PXL-MAD em Hasselt (Bélgica) é um programa educativo artístico e académico que consiste em três anos de licenciatura e um ano de mestrado. O departamento também oferece um programa de mestrado internacional de um ano e um programa de preparação pré-mestrado. Concentramo-mos na experimentação e pesquisa material, conceitual e técnica, com uma interação constante entre pensar e fazer. Por meio da aprendizagem baseada em projetos, os alunos ficam imersos no mundo das joias e objetos contemporâneos. O programa enfatiza métodos de design, desenvolvimento da criatividade e temas como a usabilidade das joias e a funcionalidade dos objetos. Os alunos aprendem a desenvolver peças e séries únicas de joias por meio de diversas tarefas, explorando tanto o artesanato tradicional quanto as técnicas digitais de ponta. Num ambiente dinâmico e inspirador em que conceito e prática estão bem sincronizados, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar e explorar o seu trabalho através de investigação artística experimental. Os alunos são continuamente encorajados e desafiados a aprofundar as capacidades de investigação para desenvolver objetos e joalharia, como meio para a expressão artística e narrativa, enquanto artefactos críticos e símbolos culturais que provocam comunicação. A expectativa é de que criem tanto um conjunto de obras amadurecido, como um documento escrito em que relatam e refletem sobre a própria prática artística. Ao adotarem esta atitude inquisitiva, os alunos podem situar-se em relação com outros artistas e disciplinas que criam o contexto para o seu trabalho. Organizamos regularmente concursos para bolsas de doutoramento, apoiados pelo MAD-Research (em colaboração com a Universidade de Hasselt). Diretora de Departamento b: Nedda El-Asmar / Professores: David Huycke, An Jonckers, Lore Langendries, Audi Pauwels, Kitty Spaenjers, Anneleen Swillen, Sophia Vanderwalt and Karen Wuytens / Gestores da oficina : Hanneke Van Hage and Frederik Aerts / Investigadores de doutoramento: Liesbet Bussche, Joani Groenewald, Maria Konschake, and Charlotte Vanhoubroeck
Sint Lucas School of Arts Antwerpen — Hilde De Decker, professora. "Studio Sieraad" é o departamento de joalharia de Sint Lucas School of Arts, em Antuérpia. Aqui os estudantes investigam a especificidade da joalharia na sua prática artística. Fazem-no através de um método de trabalho baseado no processo em que a investigação e experimentação são a fonte de inspiração. Análise e reflexão, o aperfeiçoamento da habilidade técnica e o discurso teórico sobre o que está a acontecer no sector, contribuem para o desenvolvimento de uma metodologia de investigação própria, visando uma reflexão articulada e multidisciplinar como resultado. Para além disso, os alunos determinam o ambiente sociocultural em que a joalharia que fazem funciona e tornam-se capazes de se expressarem adotando as referências que dão sentido a este campo artístico específico.