Lin Cheung, "Delayed Reactions - Still confused", 2019, Lapis lazuli, ouro
MASTERCLASS: HOPE
Lin Cheung (UK)
22–26 junho, 10h–17h
(sábado 14h–17h)
As Masterclasses serão em inglês com tradução em português
A “Esperança” é poderosa. No presente momento, a esperança está a ser testada mais do que nunca. A esperança surge muitas vezes em momentos de adversidade, tragédia e durante épocas de grande instabilidade e incerteza. A esperança também pode ser neutra, tranquila, humorística, subestimada – sentir esperança está tão impregnado em cada fibra do nosso ser que, apesar da nossa visão contemporânea do mundo de incrível pessimismo, acredito que o nosso parâmetro humano normal é o otimismo e a esperança pode revelar-se de muitas e variadas maneiras.
Os participantes vão explorar através do pensar e fazer, a noção de esperança como processo imaginativo e criativo em situações comuns e quotidianas. Acompanhem-me numa viagem curta mas significativa pelo que poderá querer dizer ter esperança através do contexto e da criação de joalharia.
LIN CHEUNG Marcada por um conhecimento detalhado dos materiais e processos, a abordagem de Lin ao “fazer” oferece um comentário pungente e espirituoso à condição humana. Ela vê a joalharia simultaneamente como uma realização criativa e um ponto de referência e inspiração, resultando em trabalhos que frequentemente usam esta auto-referência à joalharia. Lin descreve este vasto interesse por toda a joalharia como uma forma saudável de entender e explorar um assunto amplo e diversificado que continua fielmente próximo das suas raízes arquetípicas mas tem também uma impressionante habilidade para mudar e evoluir com os tempos. A joalharia de Lin na última década é quase exclusivamente feita de entalhe de gemas, um material e processo descoberto por acaso, mas que se tornou uma sólida base para criar e conceptualizar ideias. O uso exclusivo da pedra traz novos desafios e abordagens e temas recorrentes e continuados, como sejam a reinvenção e re-apresentação de joias que possuímos e usamos e como pode ser alcançado um novo e mais livre sentido de adorno. Lin ganhou vários prémios pelo seu trabalho, incluindo The Arts Foundation Award for Jewellery em 2001 e o prémio Herbert Hofmann in 2018. Foi finalista da BBC Radio 4 Woman’s Hour Craft Prize 2017 e recebeu em 2018 o prémio Françoise van den Bosch.
Artigos:
Podcasts:
Material Matters – Stone, interviewed by Grant Gibson
Radio:
BBC Radio 4 Woman’s Hour Craft Prize 2017 finalist
Instagram:
Website:
Manuel Vilhena, "Minhokia", 2018, Madeira, ouro, algodão
MASTERCLASS: JEWELLERY IN ACTION
Manuel Vilhena (PT)
22–26 junho, 10h–17h
(sábado 14h–17h)
As Masterclasses serão em inglês com tradução em português
"Jewellery in Action" é um workshop de 5 dias que promove uma agência ativa na sociedade através do trabalho pessoal. Para o alcançar, investigamos as ideias e intenções dos participantes e reenquadramo-las através da linguagem da joalharia contemporânea para trazer o trabalho do artista para a esfera pública de uma forma significativa e politicamente ativa. A masterclass apresenta uma oportunidade para investigar o que realmente queremos exprimir, porquê e para quê. No processo, irá evidenciar alianças, valores e compromissos com o mundo em geral.
Os participantes participarão em discussões, exercícios de autorreflexão, trabalhos práticos hands-on e irão afinar as suas opções estéticas e congruência conceptual através de experiências e troca de informações com os outros participantes.
MANUEL VILHENA artesão, professor, joalheiro contemporâneo, educador de adultos, chef e mecânico de bicicletas - não necessariamente por esta ordem, nasceu em Lisboa, Portugal, no final dos anos 60 e começou a fazer joalharia na adolescência, aprendendo com mestres artesãos no Brasil. Concluiu a sua formação como ourives clássico em Portugal em 1989 e trabalhou durante muitos anos em Itália numa pequena oficina familiar. Estudou Joalharia Contemporânea em Colónia, Alemanha, com o Prof. Skubic, e no Royal College of Art, Londres, com o Prof. Watkins, onde concluiu o seu mestrado em 1998. Desde a formatura, ele lecionou extensivamente em instituições educacionais em todo o mundo, incluindo o Royal College of Art, em Londres; Faculdade Hiko Mizuno, Tóquio; Universidade Silpakorn, Bangcoc; AR.CO., Lisboa, Universidade Alpe-Adria, Klagenfurt, Shenkar College, Tel-Aviv e Alchimia Jewellery School, Florença, onde foi professor sénior durante seis anos. Foi líder de workshop na Academia de Verão de Salzburgo durante dois anos e foi professor na Academia Nacional de Artes de Oslo durante quatro anos, tendo trabalhado lá durante um total de oito anos. A sua obra está exposta em todo o mundo e pode ser vista em vários livros sobre Joalharia Contemporânea e em algumas coleções públicas permanentes, incluindo as do Danner Rotunde, Munique, do Victoria and Albert Museum, Londres, do MUDE Design Museum, Lisboa, do Museu Nacional Suíço, entre alguns outros. Desde 2015 que Manuel se dedica principalmente a projetos educativos e em 2019 concluiu o Mestrado em Educação de Adultos.Trabalha em todo o mundo, visando desenvolver a autonomia, o pensamento crítico, a práxis social e o potencial criativo das pessoas. Ele é um palestrante divertido e muito do que ele diz é verdade.
Documentários:
RTP: Jóias Para Que Vos Quero?
Website: