Peças de Sanchis Empar Juanes, foto de Eva Jünger. Gallerie Handwerk

JEWELLERY ROOM

28 – 30 de junho

Sexta a domingo

12h-18h

 

Museu de Artes Decorativas Portuguesas- FRESS

Rua de são Tomé, 90

O conceito do Jewellery Room é o de reunir galerias de joalharia contemporânea, completando o programa expositivo da Bienal e permitindo ao público ver de perto e comprar peças de alguns dos melhores artistas contemporâneos. Lisboa tem galerias de joalharia contemporânea há mais de trinta anos e um público pequeno, mas fiel e conhecedor, acrescido em anos recentes pelos numerosos estrangeiros que fizeram de Portugal a sua residência permanente. Um grupo escolhido de galerias internacionais será acompanhado de uma galeria portuguesa, sedeada no Porto, que se desloca a Lisboa para o efeito, bem como um “ponto de encontro e informação” da Bienal e venda de livros a cargo da PIN.

GALERIA ALICE FLORIANO

inaugurou em 2015, com o propósito de disseminar e promover a joalharia contemporânea como movimento artístico e expressão cultural, na cidade de Porto Alegre, Brasil. A artista joalheira e galerista Alice Floriano apresenta artistas consagrados e novos talentos do cenário mundial, dando assim espaço e visibilidade para quem está no início da carreira, mas já apresenta um trabalho consistente e promissor. A partir de 2017/2018, além da galeria permanente, em Porto Alegre, passou a atuar de forma pontual e itinerante em São Paulo, Rio de Janeiro, e em outras cidades brasileiras, ampliando as oportunidades de acesso ao público a esta arte portátil extraordinária ainda pouco difundida no Brasil. A galeria representa, atualmente, cerca de cinquenta artistas joalheiros e seleciona regularmente novos nomes para integrar o seu catálogo. Em 2019, a galeria participou na primeira edição da Milan Jewelry Week. Ao longo do ano de 2020, atuou de forma ativa, inserindo nas suas atividades ações sociais e educativas, e participou na Athens Jewelry Week. Alice Floriano

GALERIE BEYOND

— especializada em joalharia contemporânea — está sediada em Antuérpia desde o ano 2000 e representa artistas belgas e internacionais empenhados em desenvolver joalharia artística assente em peças únicas e em comunicar a inspiração ou livre expressão do artista. A covid-19 forçou-nos a repensar a nossa estratégia e reorganizámos o nosso espaço como galeria-em-desenvolvimento. Estamos concentrados em apresentações que sejam instalações em processo e mutação, paralelamente a exposições mais estáticas como as que relançámos recentemente sob o título «Mesa para dois», uma série de pequenas exposições em duo com trabalho dos nossos artistas permanentes. Para mantermos a ligação com os clientes e com nosso público no mundo inteiro queremos estar mais presentes no mundo virtual e enviamos newsletters regulares que apresentam uma cuidada seleção dos trabalhos mais recentes. O nosso website está a tornar-se, gradualmente, um arquivo da galeria e um tributo aos artistas que representa. As instalações e exposições na galeria mudam regularmente em cooperação com talentos promissores ou já confirmados e são uma inspiradora seleção de joalharia artística, de objetos e de imagens. Colecione joalharia artística e objetos artísticos com o coração e de forma consciente! Karin De Buysere e René Darmont.

TINCAL LAB

é um espaço de atelier e loja de joalharia contemporânea fundado pela joalheira portuguesa Ana Pina. Abriu as suas portas, em junho de 2015, num segundo andar da Rua de Cedofeita, na baixa do Porto. No final de 2018, encontrou uma nova casa no coração do Quarteirão das Artes: C.C.Bombarda, loja 25. Sob o mote «curadoria e experimentação em joalharia contemporânea» são lançadas regularmente colaborações e eventos que ajudam a promover e dinamizar esta área criativa tão rica, como workshops com joalheiros convidados, exposições individuais e coletivas, por artistas locais e internacionais. Destaque para o «Desafio Tincal lab», um evento anual que, desde 2015, reúne trabalhos exclusivos de cerca de cinquenta joalheiros internacionais numa exposição temática coletiva de características únicas. Ana Pina

GALERIE HANDWERK

A Galerie Handwerk é uma instituição cultural administrada pela Handwerkskammer für München und Oberbayern (Câmara de Ofícios de Munique e Alta Baviera). Uma vitrine do comércio e do artesanato da Baviera, a galeria dedica-se a transmitir ao público em geral uma ideia das excelentes habilidades dos artesãos de hoje e da contribuição que eles dão à sociedade.

A Galerie Handwerk, que foi inicialmente fundada como uma galeria privada em 1968, já exibiu quase 400 exposições até o momento, tornando-se conhecida tanto na Alemanha quanto internacionalmente.

Organizando sete exposições por ano, a Galerie Handwerk confere ao artesanato uma presença altamente visível na cena de Munique. Os temas da exposição refletem todas as diversas funções do artesanato na cultura e na sociedade. Vão desde a arte aplicada e o artesanato, passando pelos ofícios e pela arquitetura, passando pela manutenção de monumentos protegidos, até ao ensino do design e aos currículos de formação nos ofícios. As apresentações abrangem abordagens tradicionais, clássicas e vanguardistas. E estendem-se para além dos desenvolvimentos regionais, abrangendo aqueles que ocorrem a nível nacional e internacional. Como isso implica, a galeria dá uma contribuição significativa para a divulgação e avanço do artesanato em todo o mundo.

Além das exposições, a Galerie Handwerk oferece uma ampla programação de eventos educativos. Isso inclui séries de palestras especializadas realizadas no Handwerkskammer, workshops sobre temas atuais de exposições e visitas guiadas para aulas escolares e de artes manuais. Os esforços da galeria para documentar as realizações culturais dos artesãos ao mais alto nível são refletidos numa série de publicações de catálogos dedicadas a temas de exposição selecionados. Ao longo dos anos, a Galerie Handwerk desenvolveu uma conceção de exposição cada vez mais diversificada que despertou o interesse do público pelo artesanato contemporâneo e uma apreciação das suas realizações culturais.

GALERIE QUITTENBAUM

A Galeria Quittenbaum é um tema muito próximo do coração. Exibimos obras de arte não figurativas de jovens artistas internacionais e alemães que têm como objetivo lidar com materiais especiais ou conceitos estéticos gerados conceitualmente. As joias de arte e estúdio são um pilar importante do programa da galeria. Desde 2020, Nadine Becker e Claudia Quittenbaum são curadoras de exposições durante a Semana de Joalharia de Munique sobre protagonistas do movimento joalheiro contemporâneo, incluindo Hermann Jünger, Manfred Bischoff, Helga Zahn, Herman Hermsen, bem como Margit Hart e Fritz Maierhofer. Estamos muito satisfeitos por termos sido convidados para a Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa e aproveitamos esta oportunidade para apresentar uma série de trabalhos conceptuais de joalharia de Margit Hart, Rike Bartels, Manfred Bischoff, Zhipeng Wang e Nikita Kavryzhkin.

FOUR GALLERY e PLATINA GALLERY

Platina e Four são as duas únicas galerias de joalheria contemporânea na Suécia. A Platina foi inaugurada em Estocolmo em 1999 e a Four em Gotemburgo em 2010. As duas galerias apresentam uma ampla gama de artistas de todo o mundo, artistas consagrados misturados com talentos emergentes, grandes expressões coloridas e peças elegantes e minimalistas. Na Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa Platina e Four reuniram um grupo de 12 artistas que vivem e trabalham na Suécia - 12 vozes diferentes. Sofia Bjorkman e Karin Roy Andersson


Next
Next

EXPOSIÇÕES PARALELAS